segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Pelourinho, Salvador - BA

   Oi pessu! (sim, copiei as irmãs Alcântara haha)
   Tenho que confessar a vocês que tô com muita saudade da minha “mini férias” em Salvador, e para matar um pouquinho dessa saudade da cidade, e do meu namô também rs, aqui vai ter mais um post da primeira Capital brasileira!! Nossa querida Salvador!
   Hoje vim mostrar um pouquinho do Pelourinho! Ele fica na Cidade Alta e com certeza é uma das atrações turísticas mais conhecidas do país (acho que só perde para o Cristo Redentor no Rio hein? Rs).
   O Pelourinho é um museu aberto! Carregado de histórias, arquitetura, gente, cultura, música, religiões, turistas, baianas, vendedores, comidas... é um dos corações de Salvador! Espero conseguir mostrar pelo menos um pouco do que vi e vivi nesse centro histórico aqui para vocês.
Pelourinho, Salvador - BA
   Para chegar ao Pelô subimos o Elevador Lacerda, já fiz a postagem aqui para vocês, viu? (link) Chegando lá na Cidade Alta vemos a paisagem maravilhosa da Baía de Todos os Santos e o começo dos monumentos históricos, museus e lojinhas! Próximo a saída do Elevador vimos a Cruz Caída! A escultura é um marco contra o desrespeito religioso, artístico e histórico muito imponente e presente no Pelô!
Monumento da Cruz Caída, Pelourinho Salvador - Bahia
   Próximo a ela vemos outra intervenção artística que eu achei maravilhosa! Representando a clássica baiana com seu turbante e a caráter, toda rodeada de fitinhas do Bonfim.

Associação Nacional das Baiana - Pelourinho

   
O passeio por lá é muito rico, e simplesmente andar pelas ruas de pedra já são uma atração. Vários casarões tornaram-se museus hoje, os que tive a oportunidade de visitar me impressionaram (mas vai ficar para um próximo post hahaha).

Museu da Misericórdia, Salvador - BA (e meu namô carregando minha mochila rosa a direita rs)

Museu da Misericódia, Salvador-BA


Ruas e arquitetura típica do Pelourinho


Praça do Pelô e ao fundo a Igreja de São Domingos, Salvador - BA


Antiga Escola de Medicina da Bahia, hoje é o Museu Afro-brasileiro, Pelourinho - Salvador


Rua da Cidade Alta - Pelourinho, Salvador-BA


Rua da Cidade Alta e A Cubana, uma das melhores sorveterias de Salvador - Pelourinho, Salvador-BA
Rua da Cidade Alta - Pelourinho, Salvador-BA
Rua da Cidade Alta e pose blogueirinha para postar no blog hehe - Pelourinho, Salvador-BA
           Além dos museus, também podemos visitar várias igrejas maravilhosas, elas ficam abertas para visitação. Costuma a ser cobrada a entrada para visitação nas igrejas e em alguns dos outros museus, mas são valores simbólicos que variam de 5 a 10 reais.
Fundação Casa Jorge Amado - Pelourinho, Salvador - BA


Ladeira muito conhecida do Pelô, onde é comum vermos cenas de filmes e até mesmo cenas do clipe do Micheal Jackson e Grupo Timbalada tocar - Pelourinho, Salvador - BA

Fundação Casa de Jorge Amado - Salvador


Foto tirada de dentro do Museu do Senac - Pelourinho, Salvador - BA


Uma das igrejas mais bonitas de Salvador, Igreja São Francisco - Pelourinho, Salvador - BA
Igreja São Francisco - Pelourinho, Salvador - BA


Igreja São Francisco - Pelourinho, Salvador - BA

   Tomara que eu tenha conseguido mostrar um pouco da essência desse coração de Salvador nesse post. Toda a antiguidade que encontrei nesse canto da cidade se mistura com a cultura marcante das baianas, o cheiro do famoso acarajé, o barulho dos vendedores amarrando fitinhas do Bonfim nos turistas, enfim... Foi uma experiência muito boa andar por essas ruas de pedra tão gastas e que até o Michael Jackson andou hahaha.
   Quando forem a Salvador, por favor, não percam a oportunidade de conhecer o querido Pelô!! 


Carola, Marice Cândida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...