sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Mercado Modelo e Elevador Lacerda, Salvador - BA

                Tenho que confessar pra vocês que já to morreeendo de saudade de Salvador!! Hahaha Quem acompanhou no insta do blog deve ter visto algumas fotos da viagem, e agora vou postar mais um pouco aqui pra vocês conferirem um dos pontos turísticos que visitei quando estive lá!!
                O primeiro passeio que fiz em Salvador foi a tradicional visita ao Mercado Modelo e ao Elevador Lacerda, que ficam na Cidade Baixa da capital! E é aquilo né? Turista é igual em tudo quanto é lugar, e teve foto em todos os cantinhos que achei interessante. E vou mostrar aqui para vocês ficarem com vontade de ir também, pois vale muito a pena ir nesses pontos turísticos <3

Foto na Praça Visconde de Cairu e Mercado Modelo ao fundo


                Eu estava ficando na Ladeira da Barra, e fui com meu namorado de ônibus até o Mercado Modelo que fica logo em frente ao Elevador Lacerda! Pegar ônibus não é muito simples, mas as pessoas estão sempre dispostas a te ajudar no ponto de ônibus hahaha.
                O Mercado Modelo é o lugar dos souvenir! Tem de tudo: roupas de renda, blusas com estampas variadas de pontos turísticos da cidade, farinha de mandioca, azeite de dendê, panos de prato, jogos americanos, as famosas estátuas daquelas baianas que ficam nas janelas, chaveiros, canecas... nossa! É muita coisa mesmo hahaha
                Mas o que mais me encantou e eu tive que me segurar para não trazer um monte pra casa foram as coisas feitas de couro! Couro natural, e tinha de tudo, sapatos, bolsas, mochilas, cintos entre outros.





Estátuas de baianas muito tradicionais do estado


                Uma coisa interessante foi saber pelos moradores da cidade que a maioria das coisas vendidas no Mercado Modelo não são necessariamente produzidas na Bahia, mas sim em diversos outros lugares. Então, a lembrança baiana as vezes não seria tão autêntica assim rsrs.
                Logo em frente ao Mercado temos a Praça Visconde de Cairu, com uma estátua muito bonita e uma vista encantadora do Elevador Lacerda.



Vista do Elevador Lacerda, Salvador - BA


                O Elevador Lacerda fica logo de frente para o Mercado Modelo, é só atravessar a avenida. O Elevador é um “transporte” que os soteropolitanos utilizam para irem da Cidade Baixa para a Cidade Alta (onde fica o famoso Pelourinho). Ele foi construído em 1873 sendo o primeiro elevador urbano do mundo.


                 Para fazer esse trajeto você gasta apenas 15 centavos e chega até o pelourinho.
                De lá podemos ter uma das vistas mais lindas de Salvador, e podemos ver a Baia de Todos os Santos! É sensacional!!
"Que imensa é tua glória... Os outros têm seu nome no mármore da praça, em bronzes, pedestais, porém o teu, Lacerda, está na rocha viva e refulgido aí, morrer não pode mais."



Vista maravilhosa do alto da Cidade Alta de Salvador, ao lado do Elevador Lacerda. Ao fundo vemos a Baia de Todos os Santos


                Quando chegamos na Cidade Alta já notamos que estamos no museu a céu aberto que o Pelourinho exibe em cada construção, nas ruas de pedra/ladrilho, nas estátuas e monumentos... É como se tivéssemos voltago 500 anos atrás e estivéssemos visitando a primeira capital brasileira, mas maiores detalhes do Pelô ficará para um próximo post hehe.
                Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais desse pedacinho de Salvador, e quando forem visitar algum desses pontos turísticos aproveitem as dicas aqui do post!! =)
                Até a próxima pessoal, beijos.


By Carola, Marice Cândida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...