quarta-feira, 10 de junho de 2015

Jantar Romântico

Oláaaa!

O Dia dos Namorados está chegando, e muitas vezes os casais que não conseguem fazer suas reservas nos restaurantes, são obrigados a ficarem nas filas esperando a liberação de uma mesa, ou suportarem um ambiente lotado... E pensando nisso, nós tivemos a ideia de propor alguns cardápios e decorações legais para providenciar esse jantar romântico em casa, num ambiente mais intimista, em que você faz o seu horário.
 Que tal?! Ótima ideia não é mesmo?
Começando com os cardápios, separamos alguns pratos deliciosos e fáceis de fazer!

ENTRADAS

Salada verde
• Ingredientes:
-1/2 pé de alface
-1/2 maço de rúcula
-1/2 maço de agrião
-5 palmitos cortados em rodelas
-15 tomates-cereja cortados ao meio
Molho:
-1 stick de Meu segredo Maggi (molho pronto)
-3 colheres de sopa de vinagre
-6 colheres de sopa de azeite

• Modo de Preparo:



Lave bem as folhas e arrume-as em uma saladeira. Espalhe sobre elas os tomates e o palmito. Prepare o molho misturando bem o vinagre com o stick. Junte o azeite e bata ligeiramente com um garfo. Despeje o molho sobre a salada e sirva a seguir.

Bruschetta Tradicional
• Ingredientes:
- 4 pães franceses (ou pão italiano)
- 3 tomates maduros
- 1 dente de alho
- Azeite
- Manjericão fresco
- 50 gramas de queijo parmesão ralado

• Modo de Preparo:

Corte o pão em fatias com espessura de mais ou menos dois dedos. Regue um pouco de azeite e leve a uma frigideira ou ao forno para grelhar dos dois lados, até ficar externamente crocante. Tire a casca e pique o tomate em pedaços pequenos, coloque o manjericão e misture tudo com um fio de azeite. Depois de grelhar o pão, corte o dente de alho ao meio e esfregue com cuidado em um lado das fatias. Isso vai dar um gosto e um aroma todo especial. Coloque o tomate em cima das fatias e cubra com o queijo. Leve para o forno novamente para o queijo derreter. Caso queira dispensar o queijo, jogue um pouco de sal por cima e sirva imediatamente, sem precisar levar ao forno, se quiser o contraste do pão quente com o tomate frio.

Salpicão
• Ingredientes:
-1 peito de frango (grande)
-1 lata de milho
-1 lata de ervilha
-1 cenoura ralada
-1 lata ou 1 caixa creme de leite
-Uvas passas a seu gosto
-Batata palha
-Sal a gosto
-1 tablete de caldo de galinha
-água para cozinhar frango
-Salsinha
-Cebolinha
-Cebola

• Modo de Preparo:
Coloque em uma panela o tablete de caldo de galinha, uma pitada de sal e água suficiente para cozinhar o frango. Enquanto o frango cozinha misture em um recipiente o milho, a ervilha, a cenoura, as uvas passas, e tempere com sal, a salsinha, cebolinha e a cebola. Após o frango cozido, desfie - o e coloque no recipiente com o restante dos ingredientes e coloque o creme de leite e a batata palha. Coloque em um recipiente e leve para assar por aproximadamente 7 minutos. E sirva ainda quente.

Obs: coloque o creme de leite por último para que ele fique aparentemente fresco na hora de servir.

PRATOS PRINCIPAIS


Ingredientes:
- 500g de espaguete integral (se preferir, use o tradicional)
- 1 e ½ xíc (chá) de folhas de manjericão fresco
- 1 xic (chá) de amêndoas sem casca
- 3 dentes de alho
- 100 g de queijo parmesão
- Sal e pimenta-do-reino branca à gosto
Obs.: Rende 4 porções

Modo de Preparo:
- MOLHO: Descasque os dentes de alho e amasse-os. Reserve. Lave as folhas de manjericão e seque-as com um papel toalha. Reserve. Rale o parmesão. Reserve. No recipiente do liquidificador, coloque o azeite, o alho, o manjericão, o parmesão e as amêndoas. Bata até obter um creme homogêneo (se preciso, desligue o liquidificador no meio desse processo e mexa com uma colher, para que as amêndoas sejam trituradas com maior facilidade). Prove o molho e tempere com sal e pimenta-do-reino-branca a gosto.

- ESPAGUETE: Coloque o espaguete para cozinhar em uma panela grande com água e uma colher de sal (O espaguete integral leva, em média, cerca de 10 minutos para ficar ao dente. Para acertar na consistência do espaguete, vá provando os fios ao longo do tempo de cozimento. Escorra o macarrão e coloque em um refratário. Despeje o molho pesto sobre o espaguete ainda quente. 

Risoto de Palmito
Ingredientes
- 3 col (sopa) de azeite
- 3 ½ xíc (chá) de água
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola pequena picada
- 1 xíc (chá) de arroz arbório
- ½ xíc (café) de vinho branco
- 1 xíc (chá) de palmito picado
- ½ xíc (chá) de queijo parmesão
- 1 caldo de carne
- 1 col (sopa) de requeijão
- Sal e Pimenta do reino a gosto
Obs.: Rende 3 porções


Modo de Preparo: Coloque a água para ferver em uma panela média. Desligue o fogo e dissolva o caldo de carne na água quente. Reserve. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Coloque o azeite e o alho. Frite até dourar. Acrescente a cebola e frite por mais um minuto. Adicione o arroz e refogue. Em fogo baixo, junte o vinho branco. Com calma, vá misturando até o álcool começar a evaporar. Comece a acrescentar o caldo de carne no arroz. Coloque uma concha do líquido por vez. Não pare de misturar. Quando chegar na metade do caldo, junte o palmito picado. Continue adicionando o caldo até que o arroz fique macio e cremoso (se preciso, coloque mais um pouco de água quente). Desligue o fogo e misture o queijo parmesão. Por fim, acrescente o requeijão. Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino-branca a gosto. Sirva ainda quente.

• Ingredientes:
-1/2 kg de carne moída
-1 pacote de sopa de cebola
-presunto fatiado
-queijo fatiado
-tempero verde
-sal a gosto

·   • Modo de Preparo:
Tempere a carne moída com a sopa de cebola, os temperos verdes e o sal. Coloque a carne temperada sobre uma folha de papel laminado ou papel manteiga e abra a massa com um rolo na espessura de 1 cm mais ou menos. Forre a carne com o presunto e o queijo, pode-se colocar também milho verde, ervilha e requeijão. Enrole a carne com a ajuda de folha de papel laminado ou manteiga, em forma de rocambole. Leve ao forno em temperatura alta por mais ou menos meia hora, ou no microondas por 15 minutos.

SOBREMESAS

• Ingredientes:
- 150 gramas de chocolate meio amargo
- 8 morangos frescos
- uma forma descartável para fazer barra de chocolate (ou uma forma de plástico para fazer cubos de gelo)

• Modo de preparo: Pique o chocolate em pequenos pedaços e derreta-o em banho e maria. Com uma colher, pegue um pouco de chocolate derretido e espalhe na forma que vai usar (no caso da forma de gelo, não precisa usar o recipiente todo, use uns 8 cubos). Com a ajuda de um garfo, banhe um morango por vez no chocolate da panela e ajeite-o na forma, de maneira que fique com a ponta para cima. Após finalizar esse processo, despeje o restante do chocolate sobre a barra de morangos. Leve a forma para gelar por cerca de 30 minutos na geladeira. 

Ingredientes:
- 1 xíc (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) cheia de açúcar mascavo (ou demerara)
- 1 colher (café) de sal
- 1 xíc (chá) de água
- 2 col (sopa) de margarina
- 1 col (chá) de essência de baunilha
- 2 ovos
- Para empanar: 1 col (sopa) de açúcar refinado e 1 colher (chá) de canela em pó
Obs.: Rende cerca de 30 mini churros

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 220 graus e forre uma forma grande com papel manteiga.
Leve uma panela grande ao fogo alto e acrescente o açúcar mascavo, o sal, a água, a margarina. NÃO COLOQUE A COLHER NA PANELA, apenas deixe a mistura ferver. Desligue o fogo e adicione a farinha. Misture com uma colher de pau e acrescente os ovos e a baunilha. A massa deve ficar pesada e grudenta.
Transfira tudo para um saco plástico resistente ou para um saco de confeitar. Corte a ponta do saco plástico ou coloque um bico tipo “pitanga”/“frisado” (para que os churros fiquem bonitinhos, com as “estrias” verticais). Aperte o saco sobre o papel-manteiga, “desenhando” churros com cerca de 5cm de comprimento. Deixe um espaço de 2,5 cm entre eles.
Leve ao forno (220 graus) para assar por cerca de 12 minutos, até ficarem dourados. Retire e, enquanto ainda estiverem quentes, passe na mistura de açúcar com canela. Sirva com doce de leite morno, Nutella ou Brigadeiro.

Cheesecake de Framboesa
• Ingredientes:
Massa
100 g de biscoito de maisena
50 g de manteiga sem açúcar
Recheio
375 g de cream cheese
240 g de açúcar
3 ovos
200 ml de creme de leite fresco
100 ml de iogurte integral
1 colher (de chá) de essência de baunilha
Cobertura
Geleia de Framboesa ou de sua preferência.

• Modo de Preparo:
Massa
Triturar os biscoitos junto com a manteiga no liquidificador até virar uma massa homogênea. A seguir, forre o fundo de uma forma de aro removível com a mistura e reserve.

Recheio
Bata o cream cheese na batedeira junto com o açúcar até ficar cremoso. Adicione os ovos (um a um), em seguida o creme de leite, o iogurte e por último a essência, sempre mexendo a base da batedeira para que o cream cheese não fique no fundo. Depois, coloque o recheio dentro do aro junto com a massa e leve ao forno pré-aquecido entre 160 e 180 graus por mais ou menos 50 minutos, ou até obter uma consistência gelatinosa. Leve a mistura à geladeira para que esfrie melhor. Por fim, decore a torta com a geleia de framboesa até cobrir a parte de queijo. Retire o aro da forma após retirar da geladeira.
_________________________________________________________________________________

E pro jantar ficar lindo, separamos algumas dicas e ideias para decorar o ambiente também, e deixar ainda mais romântico:



1- Troque lâmpadas por velas! - Se quiser colocar alguma com aroma para deixar o lugar com um cheirinho agradável...mas nada muito forte para não misturar com com o cheiro da comida | Caso não tenha castiçais para colocá-las, pode adaptar colocando taças de cabeça para baixo,  inserindo até algumas florzinhas pra dar um charme e cor a mais.

2- Coloque vasinhos discretos com poucas flores para deixar mais charmoso e delicado, sem atrapalhar a visibilidade do casal ou ocupar muito espaço na mesa.

3- Utilize "descanso de prato" da mesma cor e material, de maneira que fique harmônico com os demais objetos da mesa.

4- Utilize pratos neutros e taças ao invés de copos para deixar tudo mais romântico.



Não esqueça de deixar tudo a sua cara para que fique mais aconchegante!
_________________________________________________________________________________

E então, o que acharam da ideia de deixar o restaurante de lado e preparar o jantar você mesmo? Se for adepto a ideia, conte-nos depois qual receita usaram e se deu certo!
Bom Apetite!

Beijos

Carolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...