Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A Soberba

A Soberba

Ao ler a Revista Ultimato, edição de Março/Abril 2014, me deparei com um texto muito interessante. O título dado foi “O homem não é mais do que um caniço, o mais fraco da natureza”, nele há alguns relatos sobre homens que mostraram arrogância, ganância e soberba e coisas infelizes aconteceram a eles.
“No dia 22 de novembro de 1963, às 12h29, apenas um minuto antes de ser baleado em Dallas, no Texas, o presidente John F. Kennedy ouviu e concordou com o comentário feito pela esposa de John Connally, governador do Texas: “Ninguém pode dizer que Dallas não o ama e respeita”.
Cinco anos depois de dizer que seu objetivo era desbancar o Bill Gates em cinco anos e tornar-se a pessoa mais rica do mundo, Eike Batista é obrigado a vender várias de suas empresas para pagar dívidas.
Depois de uma colheita farta, certo fazendeiro rico segredou para si mesmo: “Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora, descanse, coma, beba e se alegre”. Na noite daquele mesmo dia ele teve um problema de saúde e morreu (Lc 12.16-20).
Certo rei chamado Josafá construiu grandes navios para navegarem até a terra de Ofir e trazerem muito ouro de lá, mas eles se quebraram em Eziom-Geber e nunca chegaram a navegar (1Rs 22.49)”

Destacando a parábola que Jesus conta no evangelho de Lucas – já citado acima, notamos claramente a arrogância do homem que acumulou tantas riquezas:
16 Então apresentou uma comparação: "um homem rico tinha uma fazenda que deu boas colheitas. 17 Com isso seus depósitos ficaram cheios - e ele não podia colocar tudo lá dentro. O homem pensou no seu problema. Que devo fazer? 18 Finalmente exclamou: Já sei - eu vou derrubar os meus depósitos e construir outros maiores! Assim terei espaço suficiente para guardar tudo. 19 Depois eu vou descansar e dizer para mim mesmo: Amigo, você guardou o suficiente para os anos futuros. Agora, sim! Coma, beba e alegre-se. 20 Mas Deus lhe disse: Louco! Você está noite morrerá. E então, quem ficaram com tudo isso? 21 Sim, todo o homem é um louco quando fica rico só na terra, mas não no céu. "
Nesse texto Jesus é bem incisivo quanto a prepotência e soberba de todos homens. No artigo da revista Ultimato é listado uma série de casos em que o homem se julgou superior e levou uma rasteira. Deus permite que tais coisas aconteçam conosco, como no exemplo de Josafá que também teve seus planos levados por água abaixo (literalmente)...
Essa permissão divina muitas vezes se faz necessária, para que assim Deus trabalhe em nossa vida e nos ensine a sermos mais humildes. Para que aprendamos a ser filho e servo dEle, e nos inferiorizarmos segundo a vontade que o Senhor tem para nossas vidas.


Espero que todos os dias nós tenhamos um olhar crítico para nós mesmos e que analisemos nossas atitudes, para que não ajamos com arrogância, prepotência, superioridade ou soberba! Sejamos servos humildes e obedientes do nosso Mestre.
By Carola, Marice Cândida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...